12 JAN 2022
ATENÇÃO “Quer ocupar uma vaga para trabalhar no Censo 2022 aqui em Parisi? Participe do Processo Seletivo Simplificado.

O Censo Demográfico 2022 contará com a participação de 183.021 recenseadores, profissionais que visitarão todos os domicílios brasileiros, entrevistando seus moradores. Atuando na ponta da coleta da pesquisa mais importante do país, eles têm papel fundamental para viabilizar toda a operação censitária. Nesta reportagem, profissionais reconhecidos, como a apresentadora Ana Maria Braga e o jornalista Pedro Bial, comentam a satisfação e o aprendizado que tiveram como recenseadores do IBGE.

Realizado a cada dez anos, o Censo traça o retrato da população e de suas condições de vida. Com informações para todos os municípios, ajuda a definir políticas públicas que beneficiam cidadãos e comunidades. As inscrições para o processo seletivo para recenseador e agente censitário (23.870 vagas) foram prorrogadas até 21 de janeiro. Todas as etapas do Censo seguirão rígidos protocolos de saúde e segurança adotados pelo IBGE, de acordo com as melhores práticas de prevenção e combate à Covid-19. Clique aqui e faça sua inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Participar do Censo Demográfico é uma grande oportunidade não somente pela possibilidade de desenvolver competências em diversas áreas - como relacionamento com as pessoas, conhecimento da sua localidade, ganho de experiência profissional -, mas também pela consciência de que o recenseado está contribuindo para uma missão importantíssima para nosso país”, afirma o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.

Ele recomenda que os que têm dúvida sobre a relevância do trabalho devem buscar se informar com alguém que já tenha sido recenseador ou atuado de alguma forma com o IBGE. E são muitos os bons exemplos, até mesmo entre personalidades que se destacam hoje em várias áreas.