Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Parisi - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Whatsapp
Serviço
Atualizado em: 18/02/2020 às 20h55
TELEFONE
PRESENCIAL
Serviço de Psiquiatria
Psiquiatria - Atendimento e Acompanhamento
Ramo da medicina que se ocupa do diagnóstico, da terapia medicamentosa e da psicoterapia de pacientes que apresentam problemas mentais
Clique para ler tudo
Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
SERVIDOR
Formas de Acesso
Telefone Presencial

Documentação
Os documentos utilizados no serviço dizem respeito:
Ficha de encaminhamento;
Ficha de solicitação de exames;
Receituário;
Relatórios;
Folha de evolução.
Custos
Serviço público, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde- sem custos.
Etapas do Serviço
O serviço de psiquiatria acontece por meio de encaminhamentos. De acordo com a avaliação do caso clínico, identificando que o médico generalista precisa do especialista no cuidado do paciente, este é encaminhado para o serviço de psiquiatria do município. O encaminhamento é passado para a enfermeira chefe do setor de psiquiatria que agenda o paciente. Este paciente, por sua vez, tem uma ficha própria, bem como, uma folha de evolução própria no prontuário, que o identifica, e, após a avaliação psiquiátrica o acompanha em seu tratamento. De acordo com a avaliação do especialista o retorno se dará e ficará marcado na sua ficha em três possibilidades: um mês, três meses ou seis meses.
 
Requisitos
Encaminhamento médico, contanto, por meio de indicativos do Código Internacional de Doenças (CID-10) a necessidade do atendimento. Identificação de sofrimento psíquico extremo, para o paciente ou mesmo pessoas ao seu entorno que necessitam de uma conduta mais especializada.
*Por meio dos encaminhamentos são identificadas as demandas de atendimento e os casos seguem, de acordo com a identificação de riscos, para atendimento que será realizado de acordo com a conduta do profissional baseada no que tange os procedimentos, técnicas e código de ética.
 
Justificativa
O serviço de psiquiatria disponibilizado no setor da saúde do município de Parisi/SP se justifica pelo alto índice de adoecimento e sofrimento psíquico, visto que as doenças de cunho psiquiátrico, apresentam-se, na atualidade, como doenças com os maiores índices, necessitando de um olhar especializado para a diminuição do sofrimento dos indivíduos que afetam as suas vidas como um todo, bem como, pela gravidade dos casos psiquiátricos. Considerando que a saúde é concebida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, e, não somente ausência de afecções e enfermidades, cabe, portanto, o cuidado e o atendimento psiquiátrico como ferramenta essencial para a saúde plena.
 
Previsão de Atendimento
Indeterminado, não existe previsão exata. A alta do serviço de psiquiatria depende, efetivamente, da evolução do caso clínico. Na maioria dos casos, os atendimentos psiquiátricos correspondem a casos de longa duração de atendimento/acompanhamento.
Prioridades de Atendimento
Acontece de acordo com a classificação do caso, se é caracterizado com um caso grave, moderado ou leve, principalmente levando em consideração o que é posto no encaminhamento e de acordo com o respaldo do Código Internacional de Doenças (CID-10). A partir da classificação de risco identificada no caso são realizadas as avaliações dos casos pelo profissional da área e este apreende a prioridade de atendimento.

 
Acompanhamento
O acompanhamento é realizado na Unidade de Saúde do município de acordo com classificação de risco realizada após a avaliação/atendimento do especialista. 
Casos leves: seis meses
Casos moderados: três meses;
Casos graves: um mês.
*Há flexibilização nos retornos de acordo com as demandas dos pacientes e a evolução dos casos clínicos.
No intervalo entre os atendimentos, estes pacientes são acompanhados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica- NASF-AB.
Responsável pelo serviço:
Responsável pelo atendimento
ATENDIMENTO:
Quinta-feira: 13 às 16hs.
Serviço relacionado a secretaria:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
OSVALDO ARANDO PRETE
ATENDIMENTO:
07:00 - 19:00
TELEFONE:
1738391138
ENDEREÇO:
Rua Aurélio Parizi
Localização
Rua: Aurélio Parizi, 232 - Centro
Parisi/SP
Atendimento
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 ás 11:00 - 13:00 ás 17:00
Contato
(17) 3839-1152
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia